Ucrânia: Campanha para aquisição de material hospitalar e medicamentos

A Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Portimão (Diocese do Algarve), em parceria com o Hospital Particular do Algarve (HPA), está a angariar donativos para comprar material hospitalar e medicamentos para a Ucrânia, até 4 de abril.

“Material muito especializado, usado em situações de guerra. São coisas que têm a ver com amputações, hemorragias, perfurações de tórax, etc. É material muito específico e que é difícil de um leigo adquirir”, explicou o padre Nuno Tovar de Lemos, um dos párocos da comunidade, ao jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O sacerdote explicou que a campanha ‘MMH-Ucrânia’ tem como objetivo “recolher, embalar e encaminhar em segurança, material hospitalar e medicamentos” para um armazém numa cidade polaca na fronteira com a Ucrânia, de onde vai ser levado para um hospital ucraniano.

Esta ação de angariação de donativos vai terminar na próxima segunda-feira, 4 de abril, está a decorrer desde o dia 19, e o padre Nuno Tovar de Lemos contextualizou que surgiu da conversa com uma paroquiana ucraniana que disse que “os hospitais estavam aflitos, precisavam muito de remédios e de material hospitalar”.

A campanha está a ser desenvolvida em parceria com o Hospital Particular do Algarve, um contacto que surgiu através de uma voluntária do Centro Paroquial, e, segundo o sacerdote, “é ótima, não só pela quantidade de material que eles vão dar, mas também pela divulgação”, e por conseguirem adquirir o material necessário “através dos canais de compra do hospital”.

O jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, informa que as contribuições podem ser feitas por transferência bancária (NIB 0033 0000 4537 6340 720 05 – Conta Millennium 453 763 407 20 – Fundo de Solidariedade), doação do dinheiro na igreja de Nossa Senhora do Amparo, que também recebe medicamentos ou o material hospitalar e que podem ser entregues nos pontos de recolha do HPA. MMH-Ucrânia’.

Também a partir de Portimão, onde tem a sua sede, a AFPOP – Associação de Proprietários Estrangeiros em Portugal está a desenvolver uma campanha de donativos para os refugiados ucranianos, coordenada pela Cáritas do Algarve, divulga também o jornal diocesano.

Fonte: Ecclesia

Deixe um comentário