III DOMINGO DO ADVENTO

Onde encontro a alegria?

Sof 3, 14-18a / Is 12, 2-3.4bcd.5-6 / Filip 4, 4-7 / Lc 3, 10-18

Neste terceiro domingo do Advento somos convidados a redescobrir a alegria da fé, a alegria de quem faz a experiência de que Deus está presente, de que Ele habita este mundo em que vivemos. É desta alegria que as leituras que antecedem o Evangelho estão cheias, ganhando um sabor particular em Paulo, ao apelar-nos, na segunda leitura, a que esta alegria se transforme em testemunho da bondade de Deus para com todos. Este ponto particular é algo que o Evangelho de hoje sublinha na perfeição: a nossa alegria com a presença de Deus no meio de nós implica ação, implica uma mudança de vida.

A multidão de pessoas que acorriam a João Batista no deserto, conscientes da necessária mudança de vida que vem com a fé no Deus-connosco, apresenta-lhe a questão que também nós, tantas vezes, nos colocamos e colocamos a Deus: «reconhecendo a bondade de Deus, reconhecendo que Deus está comigo e com os meus irmãos, alegrando-me com isso, de que forma devo viver?» – João Batista é claro na sua resposta: apela a que a multidão partilhe os seus bens com quem nada tem, incentiva os cobradores de impostos a não enriquecerem à custa dos outros e, aos soldados, pede-lhes que não abusem do seu poder. Essencialmente, João Batista diz-lhe que pautem as suas obras pela justiça e pela solidariedade, sendo generosos e honestos no seu serviço aos outros.

Num convite à alegria, tão pertinente hoje como então, podemos atentar nas palavras que brotam da boca de João Batista e escorrem da pena de Paulo, e examinar os nossos dias e as nossas ações. Então, desde a experiência da vida vivida, podemos traçar um plano de santidade, perguntando-nos: «na partilha daquilo que tenho, na forma como sirvo, em casa e no trabalho, de que forma sou testemunha de um Deus que é bom, que se faz presente e que está connosco?»

«Na partilha daquilo que tenho, na forma como sirvo, em casa e no trabalho, de que forma sou testemunha de um Deus que é bom, que se faz presente e que está connosco?»

(Meditação diária no site da Rede Mundial do Apostolado da Oração)

https://www.redemundialdeoracaodopapa.pt/meditacao-diaria/1535

Deixe um comentário