Mogadouro: Exposição de cogumelos silvestres

O Centro de interpretacão do mundo rural, em Mogadouro, inaugurou uma exposição dedicada aos cogumelos silvestres, um produto natural cada vez mais apreciado na gastronomia e muito procurado para venda na economia local.

A exposição sobre os cogumelos silvestres é constituída por fotografias e mostras de cogumelos reais e na sua inauguração, no passado dia 6 de novembro, marcaram presença, o novo executivo da Câmara Municipal de Mogadouro, liderado pelo presidente António Pimentel.

Esta exposição é uma iniciativa do município de Mogadouro, através do Centro de Interpretação do Mundo Rural e conta com a colaboração da associação micológica “A Pantorra”

De acordo com Mónica Ferreira, técnica de Antropologia do município de Mogadouro, os cogumelos silvestres têm grande importância na economia local da vila de Mogadouro, sendo, por isso, considerada a capital do cogumelo.

“Já existem produtores locais de cogumelos e há muitas pessoas que se dedicam à apanha de destes produtos para vender”, informou.

Segundo Mónica Ferreira, há cada vez mais apreciadores de cogumelos na gastronomia e consideram-nos mesmo um bom substituto da carne.

Este ano, o frio e a falta de chuva estão a condicionar o aparecimento das várias espécies de cogumelos. Segundo a técnica de antropologia, “os cogumelos aparecem com as primeiras chuvas do outono e requerem humidade”, explicou.

De acordo com a organização, a exposição Cogumelos Silvestres vai estar patente ao público, no Centro de Interpretação do Mundo Rural, até 15 de maio de 2022.

HA

Deixe um comentário