Mogadouro: Biblioteca Municipal assinala Dia Mundial da poesia ‘online’

A Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC), em Mogadouro, vai assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março, com um conjunto de atividades ‘online’ dedicadas a vários escalões etários.

De acordo com a bibliotecária Marta Madureira, a Poesia é um género literário, cada vez mais enraizado nas preferências literárias de muitos portugueses.

As atividades terão início no dia 19 de março, às 21:00, com uma sessão de “Declamação de Poesia”, através da página de facebook do município de Mogadouro.

No sábado de manhã, dia 20, foi programada uma ação de formação online, intitulada “Como fazer chegar a poesia às crianças e jovens?”, que vai ser dinamizada pelo João Manuel Ribeiro (professor, formador, escritor e poeta).

A iniciativa vai decorrer através da plataforma Zoom, no período das 09:30 às 12:30, e terá como público-alvo educadores de infância, professores, pais, bibliotecários, técnicos de biblioteca, entre outros.

Durante a tarde terá lugar mais uma sessão da atividade de promoção de leitura, para crianças e jovens, que será, também, dedicada à poesia.

O Dia Mundial da Poesia foi instituído na 30ª Conferência Geral da UNESCO, a 16 de novembro de 1999. Celebrar esta data tem por objetivo destacar a importância da reflexão e do poder da linguagem. Isso porque a poesia contribui para a nossa perceção e compreensão do mundo.

Lusa | HA


(Em mirandês)

Mogadouro: Biblioteca Municipal assinala Die Mundial de la poesie ‘online’

La Biblioteca Municipal Trindade Coneilho (BMTC), an Mogadouro, bai assinalar l Die Mundial de la Poesie, que se celebra a 21 de márcio, cun un cunjunto d’atebidades ‘online’ dedicadas a bários scalones etairos.

D’acuordo cula bibliotecária Marta Madureira, la Poesie ye un género literairo, cada beç mais anraizado nas preferéncias literárias de muitos pertueses.

Las atebidades tiran ampeço ne l die 19 de márcio, a las 21:00, cun ua sesson de “Declamaçon de Poesie”, atrabeç de la páigina de facebook de l munecípio de Mogadouro.

Ne l sábado de manhana, die 20, fui porgramada ua açon de formaçon online, antitulada “Cumo fazer chegar la poesie a las ninos i moços?”, que bai ser dinamizada pul João Manuel Rieiro (porsor, formador, scritor i poeta).

L’eniciatiba bai decorrer atrabeç de la plataforma Zon, ne l período de las 09:30 a las 12:30, i terá cumo público-albo eiducadores d’anfáncia, porsores, pais, bibliotecairos, técnicos de biblioteca, antre outros.
Durante la tarde terá lugar mais ua sesson de l’atebidade de promoçon de leitura, para ninos i moços, que será, tamien, dedicada a la poesie.

L Die Mundial de la Poesie fui anstituído na 30ª Cunferéncia Giral de la UNESCO, a 16 de nobembre de 1999. Celebrar esta data ten por oubjetibo çtacar l’amportança de la reflexon i de l poder de la lenguaige. Esso porque la poesie cuntribui pa la nuossa perceçon i cumprenson de l mundo.

Deixe um comentário