Miranda do Douro: Isaura Xavier expõe presépios e pinturas na Casa da Cultura Mirandesa

A professora Isaura Xaxier, natural de Sendim, tem em exposição na Casa da Cultura Mirandesa, em Miranda do Douro, vários presépios e pinturas que podem ser contemplados até ao dia 23 de fevereiro de 2022.

Isaura Xavier nasceu em Sendim, a 13 de junho, na ceifa dos cereais.

Estudou em Vimioso, Bragança e Lisboa, onde se formou em Fililogia Românica, na Universidade de Letras.

Para além da docência, a artista sendinesa disse que desde sempre teve jeito e gosto pelos trabalhos manuais, como o crochet, a olaria, a pintura de azulejo ou o bordado.

“Tenho como passatempo a pintura, pinto a óleo e a pastel, a acrílico e a aguarela, em tela ou em papel, e em azulejos também”, lê-se no guia da exposição.

A par da pintura, Isaura Xavier e o marido são dois entusiastas pelo artesanato português, o que os leva a colecionar presépios, jarros de cerâmica portuguesa, terrinas e “tudo o que esteja em vias de desuso”, disse.

“Achei que seria interessante partilhar com os nossos conterrâneos algumas obras de arte, como são os presépios de alguns artesãos portugueses muito conhecidos” – começou por dizer.

A pintora sendinesa recordou que as terrinas se usavam para levar as sopas para os homens que trabalhavam nas segadas .

“Hoje em dia, estas terrinas já não se usam muito, razão pela qual decidi colecionar estas peças”, revelou.

Outra peça a que têm muito carinho – e que está presente na exposição da Casa da Cultura Mirandesa – é a representação da lenda do Menino Jesus da Cartolinha.

Sobre a pintura, a artista disse que a dedicação a esta arte surgiu em 1997, quando se inscreveu em aulas de pintura e onde aprendeu a pintar marfinites, gessos e mármores. Depois, seguiu-se a pintura em telas.

A sua inspiração inicial eram as raízes, em particular as atividades ligadas ao campo, na sua terra natal, Sendim.

“Quando estou em Sendim, quase não consigo pintar nem escrever, porque disperso-me com a horta e com os vários afazeres daqui. Por esta razão, a maioria das pinturas faço-as em Lisboa, onde consigo estar sozinha e focada. ”, revelou.

Hoje, os temas das suas pinturas são mais interventivos e alertam para problemas como a discriminação das mulheres no Afeganistão ou a fome infantil.

Isaura Xavier já havia exposto os seus trabalhos e coleções em Sendim, na Casa da Cultura. E também no Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro.

A atual exposição vai estar na Casa da Cultura Mirandesa, em Miranda do Douro, de 6 de dezembro até 23 de fevereiro de 2022.

HA

1 comentário em “Miranda do Douro: Isaura Xavier expõe presépios e pinturas na Casa da Cultura Mirandesa”

  1. Excelente e oportuno serviço público de informação, o que o jornal digital- Terras de Miranda- Noticias,está a fazer com muita qualidade.
    Já fazia falta um servico informativo assim e com notícias em cima dos acontecimentos.
    Bem haja e continue porque esse é o caminho.
    Parabéns

    Responder

Deixe um comentário