Miranda do Douro: Festival do bacalhau para atrair vizinhos espanhóis

A Associação Comercial de Miranda do Douro vai voltar a organizar a Semana Gastronómica do Bacalhau dirigida aos vizinhos espanhóis e dar assim um novo impulso à restauração local, um setor que foi bastante prejudicado pela restrições impostas pela pandemia.

“Temos uma nova abertura para o setor da restauração, espero que definitiva, e por esse motivo, após dois anos de interregno, resolvemos retomar a Semana Gastronómica do Bacalhau para atrair de novo os visitantes espanhóis a Miranda do Douro e relançar a atividade económica neste concelho”, disse à Lusa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), César João.

O responsável lembra que o bacalhau é um prato gastronómico muito procurado pelos espanhóis neste concelho fronteiriço, do distrito de Bragança, e ao mesmo tempo ajudar a dinamizar outros setores comerciais desta cidade e concelho.

“Os restaurantes do concelho de Miranda do Douro, devido ao encerramento das fronteiras e todas as restrições impostas pela pandemia, foram dos que mais sofreram no país . Com esta iniciativa, pretendemos retornar a normalidade e ao mesmo tempo voltar a ter espanhóis e portugueses às mesas dos nossos restaurantes e a fazer compras num comércio local vocacionado para o mercado espanhol”, vincou o dirigente.

A Semana Gastronómica do Bacalhau vai decorrer de 26 de fevereiro a 6 de março de 2022, tendo aderido oito dos mais “emblemáticos” restaurantes da cidade e que vão oferecer vários pratos de bacalhau nas suas ementas.

“Vamos assim relembrar aos vizinhos espanhóis, e não só, que Miranda do Douro existe e que têm à sua espera inúmeras variedades de pratos de bacalhau para degustar. Já tivemos contatos por parte do público que vão no sentido de haver muita vontade e voltar a degustar o bacalhau português confeccionado em Miranda do Douro”, frisou César João.

Os responsáveis pela iniciativa gastronómica antevêem uma semana gastronómica com a adesão de muitos espanhóis, “numa altura em que há uma maior liberdade de as pessoas se movimentarem e fazerem turismo”.

Desta forma, ao longo de mais de uma semana, o bacalhau será “rei” em terra de posta à mirandesa ou cordeiro assado na brasa

A iniciativa gastronómica é promovida pela ACIMD e conta com as parcerias do município e da Confraria do Bacalhau de Ílhavo.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário