ASCENSÃO DO SENHOR (SOLENIDADE) – DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Ir ao encontro

At 1, 1-11 / Slm 46 (47), 2-3.6-9 / Ef 1, 17-23 / Mc 16, 15-20

A descrição da Ascensão de Jesus ao Céu que nos faz o autor dos Atos dos Apóstolos não é uma reportagem de um cronista, mas antes uma lição de catequese: Cristo, que deu a vida por nós numa cruz e ressuscitou vitorioso, entra na glória do reino dos Céus, onde intercede por nós e nos prepara um lugar.

Cristo, prestes a deixar este mundo na sua experiência de assumir a nossa corpórea humanidade, observa que os seus discípulos ainda não tinham compreendido a sua missão: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?» É o caminho de crescimento espiritual que nós, seguidores de Jesus, precisamos de percorrer: o que eu desejo que Cristo seja na minha vida corresponde ao que Ele quer de mim?

São Paulo, escrevendo aos cristãos de Éfeso, deseja que todos nós aspiremos a uma sabedoria que é dom de Deus, que ultrapassa o que os livros e os mestres nos podem ensinar. Assim compreenderemos «a esperança a que somos chamados», que não é um vago desejo, mas a certeza de sermos amados por Deus que nos comunica a sua vida até chegarmos à plenitude de Cristo, cabeça do corpo do qual somos membros.

O evangelista Marcos apresenta a ascensão de Jesus ao Céu no contexto da missão dada aos apóstolos. Não se trata de contemplar o triunfo de Cristo, mas de continuar a sua missão na terra, levando a mensagem do Evangelho até aos confins do mundo. A garantia da realização da nossa missão de comunicadores da Boa Nova de Jesus não está nas nossas capacidades e virtudes, mas no poder do Senhor que nos envia.

Neste domingo celebra-se o 55.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Papa Francisco tomou como tema da sua mensagem para o presente ano: «Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como estão». É que nada substitui o ver e conhecer pessoalmente, com realismo, ultrapassando os palpites do «parece que» e o nebuloso «dizem que disse». Rezemos pelos jornalistas, agradecendo o seu serviço e pedindo a graça de serem fiéis à verdade e à proximidade com as pessoas.

Meditação diária no site da Rede Mundial do Apostolado da Oração:

https://redemundialdeoracaodopapa.pt/meditacao-diaria/1309

Deixe um comentário