Futsal: Grupo Desportivo Sendim já trabalha

A 12 de setembro, o Grupo Desportivo Sendim iniciou a pré-época de futsal, apresentando uma equipa heterogénea, com jogadores experientes e jovens, e assumindo que o grande objetivo desta primeira época na modalidade é construir uma equipa que dignifique o clube sendinês.

Na época 2022/2023, o Grupo Desportivo Sendim vai competir pela primeira vez no campeonato e na taça distritais da Associação de Futebol de Bragança (AFB).

Sobre a constituição da equipa de futsal, o presidente do Grupo Desportivo Sendim, Manuel João Carção, congratulou-se com a inclusão de seis jogadores naturais de Sendim, com o claro propósito de dar oportunidades e valorizar os jogadores locais.

Os treinos e os jogos da equipa sendinesa realizam-se no pavilhão multiusos, em Miranda do Douro, dada a inexistência de um recinto em Sendim, com condições para a prática da modalidade. Ainda assim, aquando da realização dos jogos de futsal, o presidente do G.D. Sendim espera contar com o apoio dos adeptos sendineses.

“É claro que gostaríamos de jogar em Sendim e beneficiar do apoio dos nossos associados e adeptos. Não sendo possível, espero contar com o apoio da massa associativa e da claque para apoiar a equipa e em particular, os seis jogadores naturais de Sendim que a integram”, disse.

Questionado sobre os objetivos da equipa de futsal para esta primeira época no campeonato e na taça distritais, o dirigente desportivo sendinês, respondeu que no imediato, o mais importante é manter o clube no ativo.

“Este primeiro ano do futsal, vai ser sobretudo um ano de aprendizagem e de crescimento. Mais do que o sucesso desportivo imediato, quero proporcionar boas condições de treino e de jogo aos atletas e quero construir uma equipa que dignifique o Grupo Desportivo Sendim”, afirmou.

Por sua vez, Bina Rodrigues, a treinadora de futsal do Grupo Desportivo Sendim, corroborou da visão e estratégia da direção do clube ao afirmar que o mais importante é construir a base de uma equipa, com jogadores experientes e jovens jogadores.

“No campeonato e na taça distrital é claro que vamos jogar sempre para ganhar, de modo a alcançar a melhor classificação possível”, afirmou.

Bina Rodrigues é professora de futebol e a paixão pela modalidade vem dos tempos de estudante, aquando da sua participação no desporto escolar.

Seguiu-se a carreira desportiva nos campeonatos distritais femininos, como guarda-redes, ao serviço de clubes como os Pioneiros de Bragança, Águia Futebol Clube de Vimioso (onde foi campeã distrital), Moncorvo e Macedo de Cavaleiros.

“No ano passado concluí a formação de treinadora e agora recebi o convite da direção do Grupo Desportivo Sendim para treinar a equipa sénior masculina de futsal”, informou.

Sobre o desafio de construir uma equipa de raiz, a treinadora de futsal do G.D. Sendim, adiantou que vai ser necessário trabalho, organização, foco, humildade e obediência.

“Para ser um bom jogador de futsal é preciso muita concentração. O campo de jogo é pequeno, os jogadores estão em movimento constante e há que decidir em frações de segundos”, explicou.

HA

Deixe um comentário