Futebol: Sendim ganhou o derbi em Miranda do Douro

O sempre entusiasmante derbi entre o Grupo Desportivo Mirandês e o Grupo Desportivo de Sendim realizou-se no Domingo, dia 12 de dezembro e os sendineses ganharam o desafio (0-2) aproveitando dois erros dos anfitriões.

Mirandês e o Sendim defrontaram-se na 10ª jornada do campeonato distrital, com muito público nas bancadas do estádio municipal de Santa Luzia, em Miranda do Douro, onde as claques de ambos os clubes travaram também um salutar desafio de cânticos para animar as respetivas equipas

Antes do apito inicial, o sempre aguardado derbi entre as duas formações do concelho de Miranda do Douro, teve como nota de destaque a ausência do treinador André Irulegui e do seu adjunto, Honório, do banco de suplentes, por motivos de infeção de covid-19. No decorrer do jogo, a equipa sendinesa foi comandada pelo jogador Pedro Ribeiro, que impossibilitado de jogar por causa de uma rotura de ligamentos num joelho, deu o seu contributo à equipa desde o banco.

Sobre o desafio, os visitantes sendineses entraram melhor no jogo e logo aos 4 minutos, o avançado Diego conseguiu antecipar-se ao guarda-redes mirandês e só não abriu o marcado porque a bola foi intercetada por um defesa.

Nos primeiros 10 minutos de jogo, o Sendim, animado pela sua entusiasmante claque, conseguiu o domínio do jogo, teve mais bola e instalou-se no meio campo do Mirandês.

Por esta razão, não foi de estranhar que o golo tivesse surgido ao minuto 18, quando Diego aproveitou uma desatenção defensiva dos mirandeses e isolado diante do guardião Buba, fez-lhe um chapéu, 0-1.

Nestes minutos iniciais, sobressaiu também a combatividade da equipa do Sendim, que começava a defender logo com os seus jogadores mais avançados: Manuel João, Diego e Rodrigo.

Pelo lado do Mirandês, é de sublinhar que o primeiro remate enquadrado com a baliza só aconteceu ao minuto 22, para defesa segura do guarda-redes do Sendim, Armando.

Aos 26′, o Sendim respondeu com um livre de Cipri que obrigou Buba a defender para canto.

Aos 35′, novamente através de um livre dirigido para a área do Mirandês, Rhuan, nas alturas cabeceia de cima para baixo levando a bola a rasar o poste da baliza adversária.

Os mirandeses responderam no minuto seguinte também com um livre que saiu por cima da barra da baliza de Armando.

Quase a finalizar a primeira parte, Diego teve uma boa oportunidade para rematar para o 0-2, mas hesitou e o lance foi cortado pela defesa de Miranda do Douro.

No final da primeira parte, o Sendim surpreendeu pela sobriedade e consistência que demonstrou ao longo dos 45 minutos, não permitindo que o Mirandês jogasse e aproveitando os erros do adversário.

De regresso ao relvado após o intervalo, os jogadores de Miranda do Douro entraram mais determinados com o objetivo de dar a volta à desvantagem.

Aos 46′, um jogador mirandês foi derrubado pelo guarda-redes do Sendim, Armando, mas o árbitro não entendeu assim.

Com o passar dos minutos, nesta segunda parte ficou evidente que o jogo direto do Sendim prevalecia sobre o estilo de jogo mais trabalhado e lento do Mirandês.

Ainda assim, os mirandeses conseguiram subir mais no campo e jogar no meio campo do Sendim, que recuou mais neste segundo período, aproveitando para sair em contra-ataque.

Aos 61′, o árbitro voltou a não assinalar um penalti, desta vez a favor do Sendim, quando um defesa mirandês agarrou o avançado Rodrigo, impedindo-o de chegar à bola.

À medida que o jogo se ia aproximando do fim tornou-se mais ríspido, com o árbitro a exibir muitos cartões amarelos, sobretudo para a equipa sendinesa.

Aos 74′, o Mirandês quase chegava ao empate através de um remate muito perigoso que foi cortado in extremis e levou a bola a sair por cima da barra de Armando.

E quando os da casa tentavam tudo para chegar ao golo, eis que o guarda-redes sendinês, Armando, fez o impensável: marcou um golo de baliza a baliza! Foi aos 91 minutos, na sequência de um pontapé longo, que levou a bola a embater à frente do guardião mirandês, a saltar-lhe por cima e a parar no fundo das redes da baliza. O 0-2 acabou com a esperança dos mirandeses de chegarem pelo menos ao empate.

Esgotados os 9 minutos de compensação, o árbitro Christian Rodrigues terminuou o derbi entre mirandeses e sendineses, que foi um grande jogo de futebol. O Sendim mostrou ser uma equipa mais experiente, sólida, soube aproveitar os erros adversários e soube defender e sofrer quando foi preciso.

O Mirandês, que mudou de treinador recentemente, ainda que a equipa tenha bons executantes, demonstrou estar a atravessar um momento de pouca confiança, não ganhou os duelos no meio-campo e o ataque revelou-se quase inexistente.


Equipas

Grupo Desportivo Mirandês: Buba, Ramon, Elvis, Zacarias, Conté, Kiko, Felipe, Clayson, Toy, Gancho (cap.) e Djoje.

Suplentes: Shervin, Diz, Vinicius, Diogo e Guilherme.

Treinador: Nuno Rangel

“O Sendim aproveitou dois erros nossos. A equipa revelou alguma intranquilidade em alguns períodos do jogo, o que se percebe pois mudaram de treinador e há novas ideias a assimilar. Ainda assim, tentámos tudo para corrigir os erros e dar a volta ao resultado.” – Nuno Rangel

Grupo Desportivo de Sendim: Armando, Edilzo, Valentim, Rhuan (cap.), Beto, Iuri, Cipri, Genê, Manuel João, Rodrigo e Diego.

Suplentes: Bruno, Luan, Caio, Leonel, Alexander, Kiki e Leandro.

Treinador interino: Pedro Ribeiro

“Hoje demonstrámos que somos uma equipa. Tivemos vontade, qualidade, experiência e irreverência. Dedico esta vitória aos nossos treinadores André Irulegui e ao Honório. E felicito também a equipa do Mirandês que deu muita luta e por isso tornou esta vitória ainda mais saborosa” – Pedro Ribeiro

Equipa de arbitragem

Árbitro: Christian Rodrigues

Árbitros assistentes: Rui Mouta e David Machado


Resultados

JORNADA 10

12/12FC Vinhais1-2Bragança
 Vila Flor SC3-1Águia FC Vimioso
 GD Mirandês0-2GD Sendim
 AE Africanos Bragança0-1Rebordelo
 Carção2-3Minas Argozelo
 Carrazeda de Ansiães1-4Torre Moncorvo

CLASSIFICAÇÃO

PJVEDGMGSDG
1Bragança2810910255+20
2Rebordelo2710901325+27
3FC Vinhais199612257+18
4GD Sendim17105232713+14
5GD Mirandês1494232111+10
6Minas Argozelo13104151225-13
7Carção1193241316-3
8Vila Flor SC1093151230-18
9Águia FC Vimioso992341417-3
10Torre Moncorvo9102351225-13
11AE Africanos Bragança59126817-9
12Carrazeda de Ansiães0100010333-30

JORNADA 11

19/12Bragança15:00Vila Flor SC
 Águia FC Vimioso15:00Carrazeda de Ansiães
 GD Sendim15:00FC Vinhais
 Rebordelo15:00GD Mirandês
 Minas Argozelo15:00AE Africanos Bragança
 Torre Moncorvo15:00Carção

Fonte: AF Bragança Div. Honra 2021/22 :: zerozero.pt

Deixe um comentário