Figueira de Castelo Rodrigo: Festa da Amendoeira em Flor

O município de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, inaugura esta sexta-feira, pelas 18:00, a Festa da Amendoeira em Flor, que este ano vai decorrer em dois fins de semana.

“Com as paisagens cobertas de amendoeiras floridas, o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo prepara-se para acolher, a partir de amanhã [sexta-feira], a Festa da Amendoeira em Flor. A abertura oficial está marcada para as 18:00, no recinto da Feira Quinzenal, com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, e o presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado”, referiu a autarquia, em comunicado hoje divulgado.

Segundo a nota, o certame terá lugar no fim de semana e no seguinte (de 11 a 13 de março), e “contará com venda de produtos endógenos por parte de produtores locais, divididos pela estrutura amovível coberta e pelo Mercado Municipal”.

“Aliado à mostra de produtos regionais, haverá também atividades musicais, desportivas e culturais. Em termos musicais, houve uma aposta nas bandas e artistas locais, juntamente com nomes nacionais, nomeadamente José Malhoa, Miguel Bravo, Rosinha e um grupo de Pauliteiros de Miranda”, lê-se.

O programa do certame anual inclui a realização de outras atividades, como o “Raid TT”, que irá juntar centenas de pessoas que vão “percorrer os trilhos concelhios de jipe e mota”, bem como o “BTT – Nos Trilhos da Amendoeira em Flor”, que “levará os aficionados dos pedais por diversos caminhos repletos de amendoeiras floridas”.

A autarquia referiu que durante a Festa da Amendoeira em Flor “será ainda possível percorrer a paisagem típica da época numa caminhada”, e os mais novos terão a possibilidade de explorar diversos tipos de dança na iniciativa “Zumba Kids” e “Tik Tok Dance”.

A fonte lembrou, ainda, que, “associada às comemorações da Festa da Amendoeira em Flor, realiza-se a tradicional Feira do Almendro, em Barca D’Alva, uma feira transfronteiriça que reúne portugueses e espanhóis numa tradição que é assinalada simbolicamente com a plantação de uma amendoeira”.

“A amendoeira em flor é um dos ex-líbris mais aclamados na zona de Ribacôa e, como tal, Figueira de Castelo Rodrigo assume-se como a ‘Rainha da Amendoeira em Flor’”, referiu a fonte.

A autarquia presidida por Carlos Condesso, “sabendo da importância e da relevância histórica que as amendoeiras em flor têm nesta região, sendo celebradas há 81 anos, aposta num conceito diferente para promover os produtos regionais, atraindo visitantes e estimulando a economia local”.

O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo situa-se “no quadrante nordeste de Portugal, em pleno coração da região do Ribacôa”, e possui 5.150 habitantes, de acordo com os censos de 2021 e segundo informação disponibilizada pela Câmara Municipal na sua página oficial da internet.

O município limita com os concelhos de Almeida, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Freixo de Espada à Cinta e, a leste, faz fronteira com a província espanhola de Salamanca.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário