Exposição: Ide a São José

Foi inaugurada no dia 8 de agosto, pelas 19h30, a exposição de escultura e pintura dedicada a São José, neste ano especial dedicado ao esposo de Maria.

A exposição dedicada a São José, que já está patente ao público nas galerias da Casa da Cultura de Vimioso, é uma iniciativa da unidade pastoral de Nossa Senhora da Visitação e na sua inauguração contou com a participação de Dom José Cordeiro, bispo da diocese de Bragança-Miranda, de Jorge Fidalgo, presidente da Câmara Municipal de Vimioso, do pároco, Rufino Xavier e da comunidade local.

A razão de ser desta exposição deve-se à convocação pelo Papa Francisco do Ano dedicado a São José, para assinalar o 150.º aniversário da sua declaração como padroeiro da Igreja universal.

O Santo Padre Francisco publicou a Carta Apostólica ‘Patris Corde’ (com coração de pai), destacando que “depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”.

O documento apresenta “reflexões pessoais” do Papa sobre São José, “figura extraordinária, tão próxima da condição humana”.

Num decreto divulgado pelo Vaticano, o Papa Francisco determina que até 8 de dezembro de 2021, se celebre um “Ano especial de São José”.

“Todos os fiéis terão assim a oportunidade de se comprometer, com orações e boas obras, para obter, com a ajuda de São José, chefe da Família celestial de Nazaré, conforto e alívio das graves tribulações humanas e sociais que hoje dominam o mundo contemporâneo”, refere o Papa.

Deixe um comentário