ExpoDubai: Portugal vai participar na exposição mundial

 O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, espera que a participação portuguesa na Expo Dubai 2020, onde também vão atuar os Pauliteiros de Miranda, “seja um êxito”.

Ao apresentar a programação portuguesa na exposição mundial, que vai abrir a 1 de outubro, no emirado do Dubai, o ministro mostrou confiança na representação portuguesa.

“O êxito mede-se pelo número de visitantes que suscite, com o aumento na visibilidade do país e no crescimento da marca associada a Portugal.”, disse.

O governante adiantou que na Expo Dubai, vai realizar-se uma primeira experiência do Portugal Concept Store de modo a aumentar a capacidade de influência portuguesa e de interação com toda a grande região no Médio Oriente.

O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou que a participação de Portugal na Expo Dubai significa o “regresso de Portugal a uma lógica de participação sistemática nas exposições internacionais”.

Por sua vez, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, salientou que a participação portuguesa na Expo Dubai é o culminar de um trabalho, numa região” em que Portugal foi ao longo dos anos “construindo os instrumentos político-diplomáticos”, que permitiram a mais empresas portuguesas exportar e atrair mais investimento direto estrangeiro com origem nessa região para Portugal.

“Devo sublinhar que a participação de Portugal na Expo Dubai emerge também do conjunto de oportunidades identificadas ao longo dos anos”, desde material transporte, máquinas e aparelhos, energias renováveis e por exemplo na área do hidrogénio verde, “onde temos provalmente dos maiores investimentos do mundo nessa região”, nas tecnologias de informação, construção, na área da saúde, papel e cortiça, entre outros, disse.

Entre os momentos chave da participação portuguesa está o Dia de Portugal, que em 14 de janeiro contará com o hastear de bandeira e hino nacional e atuação da cantora Teresa Salgueiro, no palco Al Wasl Plaza. Nesse dia decorrerá uma visita oficial ao Pavilhão de Portugal, contando com um momento musical do grupo de percussão Retimbrar.

Além disso, haverá o espetáculo musical e multimédia Al Qantara, com Antonio Chaínho, Marta Pereira da Costa, Teresa Salgueiro e DJ Fred.

Mas antes, entre 14 e 16 de outubro, decorrerá o Festival Lusofonia, com Tito Paris, Sopa da Pedra e Danças Ocultas, entre outros.

A 24 de outubro, os Pauliteiros de Miranda marcam presença na exposição mundial.

A produção dos uniformes do Pavilhão resulta de uma parceria com a Anivec e consórcio de empresas, com base na criação do designer Filipe Augusto com curadoria de Miguel Flor, inspirados nos trajes tradicionais portugueses e na azulejaria.

Foi ainda estabelecida uma parceria com a Livraria Lello para tradução e publicação de “Os Lusíadas” e “A Mensagem” em árabe e com Imprensa Nacional Casa da Moeda e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua para tradução e edição do Novo Atlas da Língua Portuguesa.

Os CTT irão fazer uma edição postal comemorativa da participação portuguesa na Expo 2020 Dubai, também no âmbito de uma parceria.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário