Espanha: Partido Popular vence as eleições regionais em Castela e Leão

O Partido Popular (PP) ganhou as eleições regionais espanholas de Castela e Leão, com 31 mandatos, mais dois do que tinha, mas longe do objetivo da maioria absoluta, dependendo do Vox, com 13 eleitos, para governar.

As eleições regionais decorreram noDomingo, dia 13 de fevereiro, em toda a Comunidade Autónoma de Castela e Leão, que abrange as nove províncias de Léon, Palencia, Burgos, Soria, Segovia, Valladolid, Zamora, Salamanca e Ávila.

Os partidos de direita foram os grandes vencedores das eleições regionais de Castela e Leão em Espanha. Contudo, para continuar a governar, o Partido Popular depende agora da extrema-direita.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), com 28 mandatos, menos sete do que os que obteve em 2019, não tem possibilidade de se juntar a outros partidos, à esquerda, que conseguiram lugares suficientes no parlamento regional e formar governo.

Nas eleições anteriores, em 2019, o PSOE foi o mais votado, mas foi o PP quem governou, coligado com o Cidadãos.

O presidente do governo de Castela e Leão e candidato do PP à reeleição, Alfonso Fernández Mañueco, que convocou as eleições, já disse que está “muito satisfeito com o resultado” e acrescentou que irá “dialogar com todos”.

Alfonso Fernández Mañueco convocou eleições antecipadas ainda no ano passado, depois de dissolver o parlamento, alegando falta de lealdade do Cidadãos, parceiro de coligação.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário