Cultura: Música e teatro de marionetas em Miranda do Douro

Como prenúncio da época natalícia que se aproxima, na tarde deste sábado, dia 27 de Novembro, vai haver música tradicional na praça de Dom João III, em Miranda do Douro, e um teatro de marionetas, no Museu da Terra de Miranda.

Esta é uma iniciativa conjunta da associação Lérias, do Teatro de Marioentas de Rui Sousa e do Museu da Terra de Miranda.

A tarde cultural vai iniciar-se às 15h00, na praça Dom João III, com a animação musical dos alunos da Escola de Música Tradicional e Artes da Lérias.

Depois, às 16h00, no Museu da Terra de Miranda vai ser apresentado o teatro de marionetas “Dom Azevinho”, da autoria de Rui Sousa.

De acordo com a diretora do Museu da Terra de Miranda, Celina Pinto, a entrada no museu é gratuita e o teatro de marionetas, ainda que seja dirigido preferencialmente para os mais novos, destina-se também a todos os públicos, daí que os pais possam acompanhar os filhos.

“É a segunda vez que o Museu da Terra de Miranda vai acolher o teratro de marionetas”, disse.

Segundo Celina Pinto, a matiné cultural é organizada pela associação cultural Lérias e o Museu da Terra de Miranda disponibilizou-se para colaborar.

Pedro Almeida, da associação Lérias, adiantou que a atividade deste sábado, com a animação musical e o teatro de marionetas, já tem um prenúncio da época natalícia, com atividades direcionadas para as crianças.

De acordo com o representante da Lérias, futuramente, é intenção da associação realizar outras atividades, abertas à comunidade, tais como oficinas de construção de marionetas.

Segundo Pedro Almeida, Atualmente, a associação cultural Lérias tem uma escola de música tradicional, que dá aulas nos concelhos de Miranda do Douro e de Vimioso, a alunos dos 4 aos 80 anos. Para além da música, na Lérias também existem grupos de teatro.

Com a pandemia, muitas das atividades desenvolvidas pela Lérias tiveram que ser suspensas. Mas, Pedro Almeida aidantou que logo que seja possível a Lérias vai retomar em pleno as suas muitas atividades culturais dirigidas para a população da Terra de Miranda.

A Lérias – Associação Cultural, foi fundada em Junho de 2008, perspectivando o apoio da prática artística e pedagógica, aliada ao desenvolvimento da cultura tradicional.

HA

Deixe um comentário