Cultura: Museu da Terra de Miranda vai ser ampliado após aquisição de edifício contíguo

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o município de Miranda do Douro adquiriram um edifício contíguo ao Museu da Terra de Miranda (MTM) destinado à sua ampliação.

O Museu da Terra de Miranda localiza-se na Praça D. João III, em Miranda do Douro (flickr)

“O custo da aquisição do imóvel foi de 82 mil euros, sendo suportado, em partes iguais, pela DRCN e pelo município de Miranda do Douro”, indicou à Lusa o diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte.

Para o responsável, esta aquisição concretiza um objetivo há muito aguardado e que agora irá permitir avançar com uma intervenção de remodelação e ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda.

“O projeto será executado pelos serviços da Direção Regional de Cultura do Norte, ficando a intervenção no edifício sujeita a disponibilidade orçamental”, concretizou.

O edifício agora adquirido será integrado na ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda, “cujo projeto irá entretanto iniciar-se”.

“O edifício museológico deixa transparecer, através da sua estrutura, memórias que nos transportam para a prática e história do seu funcionamento, onde se desempenharam, igualmente, funções de cadeia municipal até ao ano de 1790”, indica a DRCN.

Fundado em 1982, e sob gestão da DRCN, a unidade museológica evoca a cultura, usos e costumes da Terra de Miranda, principalmente na multiplicidade dos seus aspetos geográficos, geológicos, históricos e socioeconómicos.

A exposição permanente apresenta coleções de trajes mirandeses e instrumentos usados na sua produção, alfaias agrícolas, máscaras e instrumentos musicais tradicionais.

Lusa | HA

Deixe um comentário