Bragança-Miranda: Reflexão sobre o Sínodo marca a abertura do ano litúrgico e pastoral

Na véspera do I domingo do Advento, que vai ser celebrado no dia 27 de novembro, a Diocese de Bragança-Miranda vai iniciar o novo ano litúrgico-pastoral, na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, numa celebração presidida pelo bispo, D. José Cordeiro.

Esta iniciativa vai ser inserida no projeto pastoral «Uma Igreja serva que educa, celebra e festeja».

De acordo com a diocese, o novo ano pastoral (que coincide com o ano litúrgico) está orientado para a reflexão sinodal, em união com toda a Igreja católica.

No dia 27 de novembro, depois do acolhimento e oração das laudes, às 09h30 vai realizar-se uma reflexão sobre “Uma Igreja Católica. Tu interessas-me! «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste» (cf. At 26, 16).

Após a conferência, estão previstos trabalhos de grupos, através dos quais se vai refletir sobre o tema: «Ao anunciar o Evangelho, uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”: como é que este “caminhar juntos” se realiza na nossa Igreja diocesana? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

Devido à pandemia da Covid-19, a cerimónia de abertura está limitada a um número restrito de participantes nomeadamente membros conselheiros do Conselho Pastoral Diocesano, clero, diáconos e esposas, Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos, Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional, um representante de cada congregação, secretariado, serviço e comissão diocesana.

LFS

Deixe um comentário