Autárquicas: Candidatura social-democrata compromete-se com a transparência e integridade

Helena Barril e Óscar Afonso, candidatos da coligação PSD/CDS à presidência do município e da assembleia municipal de Miranda do Douro, respetivamente, anunciaram a subscrição do compromisso da Organização não-governamental (ONG) “Transparência e Integridade” de “Autarca pelo bom governo”.

Com a adesão à organização “Transparência e Integridade”, os candidatos à autarquia de Miranda do Douro, Helena Barril e Óscar Afonso informam de que é seu objetivo lutar pela dignificação do exercício de funções públicas, lutando contra a corrupção e a opacidade.

A organização Transparência e Integridade – Transparency International Portugal é uma associação cívica de utilidade pública, independente e sem fins lucrativos, representante portuguesa da Transparency International, rede global anti-corrupção presente em mais de 100 países.

Os candidatos sociais-democratas referem que a “transparência, o rigor e o respeito pelos cidadãos”, serão o fio condutor do mandato, pelo que “os mirandeses podem estar certos que serão o garante de uma gestão rigorosa e transparente da autarquia, dos dinheiros públicos e de todos os compromissos assumidos enquanto candidatos”.

Em comunicado, Helena Barril e Óscar Afonso acrescentam com adesão a esta ONG, comprometem-se a “implementar ferramentas de monitorização cívica da despesa pública que garantam o escrutínio efetivo pelos cidadãos, bem como a incluir na prestação de contas anual da autarquia um capítulo específico relacionado com as questões de governação autárquica que inclua, por exemplo, a demonstração do cumprimento dos diferentes compromissos”, pode ler-se.

A missão da ONG Transparência e Integridade – Transparency International Portugal consiste em fiscalizar a atividade dos decisores políticos e das instituições públicas, colaborando com outras organizações não-governamentais e dos setores público e privado, com quem desenvolvemos projetos de capacitação cidadã, campanhas de sensibilização e advocacy, monitorização cívica, investigação aplicada e ações de formação.

No próximo Domingo, dia 12 de setembro, pelas 17h00, a candidatura social-democrata vai apresentar publicamente os candidatos às juntas de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário