Ensino: Secundário abre em Freixo de Espada à Cinta

Freixo de Espada à Cinta deu início a cursos técnico profissionais com 15 alunos, o que vai permitir concluir, pela primeira vez, o ensino secundário na vila, adiantou o presidente da câmara.

“Os cursos começaram com 15 alunos oriundos do concelho de Freixo de Espada Cinta, mas são esperados entre 30 a 40 alunos de Cabo Verde e Guiné-Bissau. Este é um grande passo em direção a um futuro melhor, uma oportunidade de ouro que deve ser bem aproveitada”, explicou, Nuno Ferreira.

O agora polo de formação profissional do município de Freixo de Espada à Cinta, está a funcionar na antiga escola primária n.º 2 que foi remodelada e equipada com as condições necessárias para os alunos.

“Estes alunos de Freixo de Espada já não têm de se deslocar para outros concelhos para concluir os seus estudos secundários. Os alunos que vêm destes dois Países de Língua Oficial Portuguesa [PALOP] ficarão de forma permanente, o que trará outra dinâmica a esta vila”, vincou o autarca.

O ensino técnico-profissional é resultado de uma parceria com o município, ministério da Educação e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

“São cerca de 50 alunos que diariamente estarão em Freixo de Espada à Cinta que vão a ajudar a incrementar uma nova dinâmica na economia local tanto na hotelaria, restauração e similares”, indicou Nuno Ferreira.

Os cursos lecionados neste polo de ensino são o de Técnico de Turismo e de Técnico de Cozinha/Pastelaria e para breve arrancará o curso de Técnico de Vitivinicultura.

“São cursos que dão equivalência ao grau quatro do ensino e que têm a ver com a realidade económica deste concelho”, frisou Nuno Ferreira.

Para o autarca transmontano, o Ensino Secundário Profissional é hoje uma realidade em Freixo de Espada à Cinta, sendo um compromisso “assumido e cumprido pelo Executivo autárquico que continuará a trabalhar em prol das crianças e jovens do concelho, defendendo e lutando pelos seus interesses e pelo direito de todos à educação”, disse.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário