Vimioso: Assembleia municipal

Na manhã do dia 29 de setembro realizou-se a assembleia municipal de Vimioso, durante a qual foram discutidos vários assuntos como o abastecimento de água à população do concelho, o IRS e os protocolos estabelecidos com algumas freguesias.

A reunião decorreu no auditório da casa da cultura de Vimioso, onde o executivo vimiosense, liderado por Jorge Fidalgo, informou os deputados municipais e os presidentes de freguesia sobre a obra de alteamento do açude de Pena Menina, no rio Angueira.

Para assegurar o abastecimento de água à população do concelho de Vimioso, o autarca informou que também vai ser adquirido um camião-cisterna, sendo que ambos os investimentos contam com o financiamento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O executivo foi interpelado pelo deputado municipal, João Manuel Padrão, relativamente ao Imposto sobre os Rendimentos Singulares (IRS) que cabem ao município. O deputado desafiou o executivo vimiosense a canalizar 2,5% dos 5% para políticas de fixação da população no concelho.

No mesmo sentido, o deputado, Manuel João Português, sugeriu que os 5% do IRS, um montante de 115 mil euros, fosse devolvido aos munícipes mais necessitados.

Recorde-se que a cada ano, todos os municípios têm direito a uma participação variável até 5% no IRS dos seus munícipes, de acordo com o regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais.

Às interpelações sobre a demografia do concelho de Vimioso, o presidente do município, Jorge Fidalgo, respondeu que o executivo tem implementado várias medidas para promover a fixação da população com destaque para os apoios financeiros à natalidade, a creche gratuita, a alimentação gratuita, entre outras medidas.

Relativamente aos protocolos estabelecidos com a freguesia de Vilar Seco, a freguesia de Carção e a União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso, o executivo vimiosense indicou que foram atribuídos apoios financeiros de 10 mil euros. Este montante destina-se à coorganização dos eventos Feira das Colheitas, já realizada nos dias 16, 17 e 18 de setembro, em Vilar Seco; da Feira da Castanha de Avelanoso, que vai decorrer nos dias 29 e 30 de outubro; e do Cachico – Mercado Rural, a realizar nos dias 18, 19 e 20 de novembro, em Carção.

Na assembleia municipal, o presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, informou que o filme “Alma Viva”, realizado na aldeia de Junqueira e apoiado pelo município de Vimioso, foi nomeado para os óscares de Hollywood.

O presidente do município, Jorge Fidalgo, congratulou-se com esta distinção e adiantou que a longa-metragem que retrata o ambiente familiar e transmontano, vai ser apresentada em Vimioso, no próximo mês de outubro.

HA

Deixe um comentário