Miranda do Douro: Passeio pedestre antecede a festa de Nossa Senhora do Naso

No próximo Domingo, dia 4 de setembro, vai realizar-se a 18ª edição do Passeio Pedestre “Planalto Mirandês”, uma caminhada de 15 quilómetros que já é uma tradição entre a cidade Miranda do Douro e o Santuário de Nossa Senhora do Naso, na véspera da festa mariana do 8 de setembro.

De acordo com município de Miranda do Douro, o passeio pedestre reune habitualmente cerca de 200 caminhantes, entre crianças, jovens e adultos.

A hora de partida do passeio está marcada para as 8h00 de Domingo, dia 4 de setembro, junto ao posto de turismo, em Miranda do Douro.

Para empreender o passeio de aproximadamente 3h30 minutos, a organização recomenda aos caminhantes que utilizem chapéu, roupa e calçado confortável e bebem água durante o percurso.

Segundo a organização, os caminhantes vão percorrer o antigo caminho “vicinal” ou da “mufalha”, uma via outrora muito utilizada pelas gentes das aldeias do norte do concelho para chegar à cidade Miranda do Douro.

A primeira paragem do passeio vai ocorrer no Palancar, onde os peregrinos poderão descansar um pouco junto à ribeira da aldeia e saborear um lanche com produtos regionais mirandeses.

Mais adiante, na Póvoa, os peregrinos vão ser recebidos por um grupo de gaiteiros locais.

Ao longo do percurso está ainda prevista uma passagem pelo vale do Picão, antes da chegada ao Santuário de Nossa Senhora do Naso. No recinto do santuário mariano, os caminhantes vão ser recebidos pelo grupo de Pauliteiros da Póvoa.

Segue-se um almoço convívio, com a animação dos gaiteiros locais.

Na capela de Nossa Senhora do Naso e para quem pretenda participar na celebração religiosa, às 15h00 vai celebrar-se a Lutuosa Geral. Esta celebração consiste na celebração da Missa e do ofício rezado e cantado por todos os irmãos falecidos, associados do Santuário de Nossa Senhora do Naso.

Para todos os caminhantes, o transporte de regresso a Miranda do Douro vai ser assegurado pelo município de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário