Sendim: Passeio de barco descobre a beleza do rio Douro

Numa manhã fresca de verão, com uma brisa suave e o sol a despontar, 16 pessoas embarcaram no barco das Arribas do Douro, atracado num cais perto da barragem de Bemposta, para ir à descoberta da beleza do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e maravilharam-se com a paisagem, as aves e o silêncio que aí encontraram.

O passeio de barco Arribas do Douro estende-se entre as barragens de Bemposta e de Picote, que distam entre si cerca de 17 quilómetros.

O barco das Arribas do Douro, navega há 22 anos e pertence à empresa Naturisnor. De acordo com proprietário, André Afonso, ao longo destes 22 anos foi possível conhecer a fauna e a flora existente no parque.

“Para além de aves como a Águia Real, o Abutre do Egito ou a Cegonha Preta e de plantas como zimbro- aqui existe a maior área de zimbro da Europa – , os visitantes e turistas ficam deslumbrados com a imponência das escarpas sobre o rio Douro, que chegam a atingir 200 metros de altura”, disse.

Segundo André Afonso, a maioria dos visitantes do barco Arribas do Douro são estrangeiros, muitos vizinhos espanhóis (85%) e também portugueses (15%).

“São pessoas que aproveitam as estações da primavera e do verão para conhecer o Parque Natural do Douro Internacional”, informou.

O passeio de barco Arribas do Douro estende-se ao longo de duas horas e meia, entre as barragens de Bemposta e de Picote, que distam entre si cerca de 17 quilómetros.

“Esta travessia é sobretudo contemplativa, na qual se dá a oportunidade aos turistas de observar a natureza. E quando têm questões, aí sim, aproximamo-nos e tentamos responder às suas perguntas”, informou.

No Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) vivem aves como os corvos marinhos, a cegonha preta, o britango, o grifo, a águia de bonelli e a águia real. E no rio existem 10 espécies de peixes: lúcio, lúcio-perca, achigan, perca-sol, alburno, carpa, tenca. E as quatro espécies autóctones: barbo, boga, escalo, enguia e truta.

Manuel Moredo é o timoneiro do barco das Arribas do Douro, tarefa que realiza ha 22 anos, o que lhe permitiu conhecer muitos turistas.

“No barco Arribas do Douro já viajaram pessoas vindas da África do Sul, do Brasil, da Nova Zelândia, da China, da Coreia do Sul, dos E.U.A. e muitos outros países”, indicou.

Segundo Manuel Moredo, muitos turistas chegam ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) graças às empresas vinícolas, que oferecem aos seus clientes os passeios de barco no rio Douro.

A meio deste passeio fluvial, a tripulação presenteou os turistas com o típico e saboroso folar de carne transmontano.

Adelino Moreno vive na Madeira e foi um dos turistas que decidiu embarcar no passeio fluvial.

“É a primeira vez que faço este passeio de barco pelo rio Douro e estou maravilhado com a paisagem e o silêncio”, disse.

Ao seu lado, estava Artur Fernandes, um jovem que vive em França. Questionado sobre o que o motivou a fazer o passeio de barco, o luso-descendente respondeu que sempre teve o desejo de andar de barco no rio Douro, dado que tem raizes na aldeia próxima de Ventozelo.

“Estou a gostar muito do passeio e vou recomendã-lo aos meus amigos”, disse.

Outra turista, Celeste Parra justificou a sua participação na viagem de barco pelo rio Douro, com a vontade de fazer coisas novas, numa região que tem pouca oferta de atividades.

“Estou a gostar muito do passeio e da companhia de um grupo mais pequenino, o que permite, simultaneamente, contemplar a natureza e conviver!”, disse.

André Alves, veio do Porto, juntamente com a sua família, para gozarem uma semana de férias na região. Sobre o passeio de barco no rio Douro, esta família portuense valorizou sobretudo o silêncio e a tranquilidade do rio e da natureza, que contrasta muito com a vida mais agitada da cidade.

A empresa Naturisnor informa que os passeios de barco pelas arribas do Douro realizam-se diariamente, às 9h00 e às 17h00, no Cardal do Douro, em Bemposta.

Para isso, os visitantes que pretendam fazer a reserva para o passeio de barco Arribas do Douro, devem utilizar os seguintes contatos. Telemóvel 936 750 453; Email: contato@naturisnor.com; site: www.naturisnor.com

Os passeios de barco pelas arribas do Douro realizam-se diariamente, às 9h00 e às 17h00, no Cardal do Douro, em Bemposta.

HA

Deixe um comentário