Ucrânia: Campanha para ajudar Hospital de Lviv

A Associação dos Ucranianos em Portugal lançou uma campanha para comprar equipamento pós-intensivo de recém-nascidos e para instalar um sistema de tubulação de oxigénio, na unidade de terapia intensiva e hospitalar de crianças, no Hospital Regional de LVIV, na Ucrânia.

Em comunicado, a associação explica que a campanha pretende financiar a compra e instalação no hospital de Lviv, na Ucrânia, de um gerador a diesel que garanta o fornecimento ininterrupto de energia à unidade de maternidade e departamento de cuidados intensivos e pós-intensivo de recém-nascidos.

O novo equipamento oferece uma tubulação de oxigénio de maior diâmetro para a unidade de cuidados intensivos e de ventilação de alimentação e exaustão do sistema para a unidade de cuidados intensivos.

A campanha foi lançada em ucraniaportugal.pt, estando já disponíveis vídeos, imagens e testemunhos sobre a situação atual do Hospital Regional de Lviv e os testemunhos de duas médicas.

As doações podem ser feitas através daquele sítio na internet, lembrando a associação a importância de todas as doações “por mais simbólicas que sejam”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior, e causou a fuga de mais de 16 milhões de pessoas, das quais mais de 5,9 milhões para fora do país.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário