Miranda do Douro: Concerto “L’Castielho” traz novidade às músicas tradicionais mirandesas

Este sábado, dia 9 de julho, vai ser apresentado no largo do castelo, em Miranda do Douro, o concerto “L´ Castielho”, um espetáculo musical que vai apresentar as músicas tradicionais mirandesas com uma nova sonoridade, interpretada pelos Galandum Galundaina, a Banda Sinfónica do Exército e o Ensemble Vocal Pro Musica.

De acordo com Paulo Meirinhos, o repertório do concerto que vai ser apresentado, em Miranda do Douro tem por base as músicas dos Galandum Galundaina, com arranjos do compositor Jorge Campos e vai ser dirigido por Alexandre Coelho.

“Em 2017, na Casa da Música e por ocasião da celebração do Dia do Comando do Pessoal, fomos convidados para realizar um concerto com a Banda Militar do Porto e com Círculo Portuense de Ópera”, recordou.

Desta vez, no concerto em Miranda do Douro, agendado para este sábado, dia 9 de julho, os Galandum Galundaina vão ser acompanhados pela Banda Sinfónica do Exército de Lisboa e pelo Ensemble Vocal Pro Música.

“Recebemos uma nova solicitação do exército para realizar o concerto, em Leiria, no dia 7 de julho. E simultaneamente, o município de Miranda do Douro convidou-nos para realizar este mesmo concerto no âmbito das comemorações do Dia da Cidade”, informou.

Segundo Paulo Meirinhos, a música tradicional continua a ser muito importante, mas também deve ser apresentada com outras linguagens.

“Neste concerto conjunto, os Galandum Galundaina vão tocar com os habituais instrumentos tradicionais e com as músicas que aprendemos dos nossos antepassados. A grande diferença é a inclusão dos arranjos musicais feitos por um compositor, com a finalidade de apresentar as músicas de outra forma”, explicou.

Para o músico Paulo Meirinhos, as bonitas melodias tradicionais mirandesas vão ser apresentadas noutra linguagem, o que na sua opinião, valoriza a música tradicional.

O concerto “L’ Castielho” vai realizar-se em duas partes: inicialmente, vai atuar a Banda Sinfónica do Exército. E na segunda parte do espetáculo, os Galandum Galundaina e o Ensemble Vocal Pro Musica vão atuar com a banda sinfónica.

“Neste concerto conjunto, os Galandum Galundaina vão tocar com os tradicionais instrumentos, as músicas que aprendemos dos nossos antepassados. A grande diferença neste concerto é a inclusão dos arranjos musicais, feitos por um compositor, com a finalidade de apresentar as músicas de outra forma” – Paulo Meirinhos.

De acordo com a organização, no espetáculo musical vão ser utilizados poemas de Amadeu Ferreira e Manuel Preto, com a intenção de reforçar o discurso artístico e identitário da Terra de Miranda.

O concerto vai envolver a participação de 140 músicos e vai realizar-se entre as muralhas do castelo de Miranda do Douro, evocando assim a história da cidade.

HA

Deixe um comentário