Miranda do Douro: Caminhada pela antiga linha ferroviária do Sabor

No próximo Domingo, dia 3 de julho, vai realizar-se a II edição da caminhada “L Carril De L Praino”, que consiste num passeio pedestre de 11,4 quilómetros, pela ecopista do Sabor, entre as antigas estações ferroviárias de Duas Igrejas e Sendim.

A minha ferroviária do Sabor tinha uma extensão de 105 quilómetros e foi desativada em 1989. Anos mais tarde, o troço entre as antigas estações ferroviárias de Sendim e Duas Igrejas foi reaproveitado pelo município de Miranda do Douro para aí criar uma ecopista, com os propósitos de promover atividades de lazer, desportivas e turísticas.

Uma dessas atividades desportivas e de lazer é a caminhada “L Carril De L Praino”, agendada para as 8h00 do próximo Domingo, dia 3 de julho.

Ao longo do percurso, os caminhantes terão a oportunidade de contemplar as paisagens do planalto mirandês, onde predominam os campos de cereais, a vinha, os olivais, os lameiros e os soutos de sobreiros.

Segundo o município de Miranda do Douro, os participantes vão reunir-se na antiga estação de Duas Igrejas, onde estão programadas as atuações do grupo folclórico de Duas Igrejas e dos Pauliteiros de Miranda.

Às 8h30, vai iniciar-se a caminhada de 11,4 quilómetros e a organização estima que os participantes cheguem a Sendim, às 12h30.

À chegada, os caminhantes vão ser brindados com as atuações dos grupos de pauliteitros de Miranda e de Sendim, atuações estas que antecedem o almoço-convívio.

Para a caminhada, a organização recomenda aos participantes o uso de calçado e roupa confortável e protetor solar.

As inscrições decorrem até 30 de junho, no posto de turismo de Miranda do Douro ou em alternativa nas juntas de freguesia de Duas Igrejas, de Sendim, na Câmara Municipal ou pelo seguinte email: turismo@cm-mdouro.pt

A organização informa que no Domingo, dia 3 de julho, parte um autocarro, às 7h45, do posto de Turismo de Miranda do Douro, em direção â estação ferroviária de Duas Igrejas.

E em Sendim, à mesma hora (7h45), junto à sede da União de Freguesias de Sendim e Atenor haverá transporte para os caminhantes até Duas Igrejas.

Os caminhantes que pretendam iniciar a caminhada em Miranda do Douro, a organização informa que a saída é às 6h00, com partida do posto de turismo.

A minha ferroviária do Sabor tinha uma extensão de 105 quilómetros e foi desativada em 1989.
Antiga linha ferroviária do Sabor, junto a Fonte Aldeia.

HA

Deixe um comentário