Miranda do Douro: Agricultores mirandeses visitaram na Feira Nacional de Agricultura

Nos dias 6, 7 e 8 de junho cerca de meia centena de agricultores do concelho de Miranda do Douro visitaram a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, onde tiveram a oportunidade de estabelecer contatos com outros agricultores de todo o país e conhecer as mais modernas inovações e máquinas do setor agrícola.

A 58ª Feira Nacional de Agricultura está a decorrer de 4 a 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, tendo como tema a “Inovação e Tecnologia”, para mostrar que a agricultura é um setor dinâmico, moderno e em constante evolução.

E foi com o propósito de conhecer o que de melhor se faz em Portugal no setor agrícola, que 49 agricultores do concelho de Miranda do Douro visitaram a FNA, nos dias 6, 7 e 8 de junho, acompanhados pelo vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues.

Segundo o autarca, a FNA dada a sua dimensão e a mostra das mais modernas inovações e maquinaria é o local indicado para o debate das principais questões agrícolas e para o desenvolvimento de contatos e negócios.

“Na 58ª Feira Nacional da Agricultura tivemos a oportunidade de estabelecer contatos com outros agricultores de todo o país, conhecemos as mais modernas máquinas agrícolas, bem como as inúmeras raças autóctones existentes em Portugal, entre as quais os nossos bovinos mirandeses”, disse.

Nesta viagem ao Ribatejo, a comitiva de agricultores de Miranda do Douro teve ainda a oportunidade de visitar e conhecer duas explorações agrícolas reconhecidas a nível nacional: uma dedicada à vinicultura ou produção de vinho e outra exploração intensiva de criação de bovinos de raça mirandesa.

Ainda a propósito da participação dos agricultores mirandeses na 58ª Feira Nacional de Agricultura, o autarca, Nuno Rodrigues, adiantou que foram estabelecidos contatos com a organização do evento, para que no próximo ano, o município de Miranda do Douro e os seus agricultores, tenham uma representação permanente ou espaço de exposição dos produtos mirandeses no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Nesta visita a Santarém, a autarquia de Miranda do Douro proporcionou a 49 agricultores do concelho, de setores como a pecuária, a vinicultura e outros, o transporte, o alojamento e o almoço no dia 8 de junho, no espaço de restauração da carne Mirandesa, instalado no centro de exposições de Santarém.

Ainda no que concerne ao setor agrícola, o município de Miranda do Douro informa que neste momento estão abertas as candidaturas para Zonas Rurais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2104-2020, sendo elegíveis projetos ema áreas como: pequenos investimentos na exploração agrícola; pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas; diversificação de atividades de exploração agrícola e renovação de aldeias.

HA

Deixe um comentário