Miranda do Douro: Pauliteiros levaram alegria aos emigrantes em França

Nos dias 4 e 5 de junho, os Pauliteiros de Miranda foram atuar no festival de folclore de Boissise-le-roi, uma localidade francesa da região de Paris, onde vive uma comunidade de emigrantes portugueses, que recebeu calorosamente os dançadores mirandeses.

De acordo com o município de Miranda do Douro, esta participação dos Pauliteiros de Miranda no festival de folclore surgiu na sequência de um convite endereçado pela Associação Franco-Portuguesa local.

Nesta viagem a terras gaulesas, os pauliteiros foram acompanhados pela presidente do Município de Miranda do Douro, Helena Barril, que descreveu a experiência como “muito bonita e emocionante” pelo reencontro com os portugueses que vivem em França.

“Foi a primeira vez que acompanhei os pauliteiros de Miranda ao estrangeiro e fiquei supreendida pelo acolhimento caloroso que recebemos! Em Boissise-le-roi, no decorrer do dia do festival de folclore encontrámos muitos portugueses emigrantes e foi emocionante ver a sua alegria pela nossa presença junto deles!”, disse.

Sobre a atuação dos pauliteiros, Helena Barril, revelou que não foram só os portugueses a aplaudir, os franceses também ficaram impressionados com a singularidade da dança caraterística da Terra de Miranda.

“Os franceses ficaram tão surpreendidos ao ponto de dizerem que nunca tinham visto uma dança assim!”, disse.

Na sequência desta viagem a França, a presidente do município de Miranda do Douro, adiantou que os Pauliteiros de Miranda receberam um novo convite dos emigrantes portugueses, desta vez para participar na festa de Alvelos, em Barcelos, no próximo mês de setembro.

HA

Deixe um comentário