Vimioso: Semana de Saúde e Bem Estar para a comunidade

De 6 a 10 de junho, o município de Vimioso vai realizar uma semana dedicada à saúde e ao bem-estar, um evento que abre com uma exposição e uma homenagem ao médico Dr. José Joaquim de Moura, seguida de sessões de esclarecimentos às freguesias, um ciclo de conferências, ações pedagógicas na escola e a semana encerra com uma sessão sobre a importância das termas na promoção da saúde e bem estar.

De acordo com Carina Lopes, vereadora do município de Vimioso, um dos compromissos eleitorais do atual executivo vimiosense era o de implementar um plano municipal de saúde e I Semana de Saúde e Bem-Estar – Dr. José Joaquim de Moura faz parte desta estratégia.

“O grande objetivo desta Semana de Saúde e Bem-Estar é proporcionar aos vimiosenses um maior conhecimento sobre a área da saúde e simultaneamente promover as Termas da Terronha e o município de Vimioso para o exterior”, justificou.

O evento vai iniciar-se no dia 6 de junho, com a abertura da exposição itinerante Museu Maximiano Lemos e o descerramento do busto alusivo ao médico, Dr. José Joaquim de Moura.

“A homenagem ao médico, Dr. José Joaquim Moura, deve-se ao facto de ter exercido a profissão de médico no concelho de Vimioso, em circunstâncias muito difíceis, como eram as do século XIX/XX, onde a falta de higiene era um dos principais problemas de saúde pública”, justificou.

O médico formou-se em medicina, na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, a 17 de julho de 1896. A 6 de agosto do mesmo ano veio para o concelho de Vimioso, onde trabalhou toda a vida e se destacou em áreas como a medicina comunitária, a higiene pública, a literacia para a saúde, os direitos de género e outros assuntos de importância social. O médico José Joaquim Moura faleceu a 9 de novembro de 1939, em Vimioso, onde está sepultado.

Para além desta homenagem, o programa da Semana de Saúde e Bem-Estar – Dr. José Joaquim de Moura contempla ainda várias atividades direciondas para as freguesias, para as IPSS’s, e para o Agrupamento de Escolas local.

No decorrer do evento vão ser abordados temas como a saúde mental, os cuidados paliativos, os diabetes e a nutrição, entre outros.

No último dia, 10 de junho, o destaque vai para as Termas de Vimioso, com a conferência sobre a importância da saúde termal no bem estar das pessoas.

A I Semana de Saúde e Bem Estar – Dr. José Joaquim Moura é uma iniciativa do município de Vimioso, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Bragança.

HA

Deixe um comentário