Igreja: Caminhada “Peregrinos por um dia” recomeça no dia 28 de maio

No âmbito da iniciativa “Peregrinos por um dia”, que junta mensalmente portugueses e espanhóis em peregrinações nos dois lados da fronteira, a paróquia de Miranda do Douro informa que estão abertas as inscrições para a caminhada entre Villalcampo e o Castro de Alcañices, agendada para o sábado, dia 28 de maio.

Recorde-se que estas peregrinações aos santuários Marianos existentes na raia portuguesa e espanhola, começaram em 2014, graças à investigação e à publicação do livro “Rotas Ilustradas das Sete Virgens Irmãs”, dedicado aos santuários que existem nos dois lados da fronteira.

A primeira peregrinação mensal realizou-se a 13 de novembro, entre as localidades espanholas de Videmala e Carbajales de Alba, onde se encontra a imagem da Virgen de Árboles.

O padre espanhol, Javier Campos explicou que o que motiva espanhóis e portugueses a participar, é o grande desejo de encontro e de convívio entre as pessoas.

Nestes encontros há um magnífico ambiente de convivência entre espanhóis e portugueses, o que promove a construção de muito boas amizades”, disse.

Sobre a visita aos santuários Marianos, o sacerdote espanhol disse que os peregrinos acabam por descobrir lugares impressionantes, que evocam a transcendência e revelam muitas afinidades entre a prática religiosa nas dioceses de Zamora e de Bragança – Miranda.

Por sua vez, o pároco de Miranda do Douro, Manuel Marques, destacou o ambiente fraterno que se cria entre os peregrinos, portugueses e espanhóis.

É uma verdadeira festa de amizade, de partilha, de companhia e atenção ao outro!”, realçou.

A próxima peregrinação está agendada para o dia 28 de maio, entre Villalcampo e o Castro de Alcañices e o percurso tem uma distância de 17 km.

Quem pretenda participar nas peregrinações “Peregrinos por um dia” deve contatar a paróquia de Miranda do Douro, na pessoa do padre Manuel Marques, através dos seguintes contatos: 912 100 523 | mjlm1952@hotmail.com.

Ou em alternativa, a Delegação para a Religiosidade Popular da Diocese de Zamora, na pessoa do Padre Javier Fresno Campos, através dos contatos 034 606876098 | jfresno2000@yahoo.es

A participação nas peregrinações é gratuita, sendo que o transporte é assegurado pelo município de Miranda do Douro e o almoço tem um custo de 12€.

A iniciativa “Peregrinos por um dia” é organizada pela delegação de religiosidade popular da diocese de Zamora e as paróquias de Miranda do Douro e de Quintanilha.

HA

Deixe um comentário