Algoso: “Sábado de Aleluia e Mercado Medieval” recriam celebrações pascais

Com o propósito de embelezar as celebrações pascais, a freguesia de Algoso volta a promover nos dias 15 e 16 de abril, o evento “Sábado de Aleluia e o Mercado Medieval”, que consiste num variado programa de atividades religiosas e de animação cultural que atraem muitos visitantes.

Cristina Miguel, presidente da União de Freguesias de Algoso, revelou que o evento “Sábado de Aleluia” surgiu de uma tradição local.

“No Sábado Santo, a população local tinha a tradição de peregrinar e rezar o terço até à capela de Nossa Senhora do Castelo. E à meia-noite, a procissão voltava a descer para a aldeia com cânticos de aleluia, anunciando a Ressurreição de Jesus!”, contou.

De acordo com a autarca, para além das tradições, Algoso é uma aldeia rica em património cultural edificado, onde se destaca o Castelo medieval (século XII), que vai estar iluminado durante três dias e faz sentido ligá-lo a esta tradição pascal.

Após uma interrupção de dois anos por causa da pandemia, a terceira edição do evento vai realizar-se durante dois dias.

Na Sexta-feira Santa, designada por Sexta Nazarena, vai representar-se a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém (14h30) e a Via Sacra ao vivo (21h30).

“No Sábado Santo, a população local tinha a tradição de peregrinar e rezar o terço até à capela de Nossa Senhora do Castelo. E à meia-noite, a procissão voltava a descer para a aldeia com cânticos de aleluia, anunciando a Ressurreição de Jesus!” – Cristina Miguel.

No sábado, o programa inclui várias atividades de animação cultural e inicia-se às 10h30, com o Cortejo Medieval, seguida da Abertura oficial do Mercado medieval, onde os produtores locais vão expor os seus produtos. No final do dia, é aguardado com muita expetativa o concerto dos Galandum Galundaina, agendado para a 1h00 da manhã.

Ainda do Sábado, o programa religioso inclui a Benção da Água e a Aspersão do Povo, na Igreja matriz, às 23h00. De seguida, os fiéis vão em procissão de Estandartes e cânticos de alvíssaras (as boas novas dadas a Nossa Senhora pela Ressurreição do seu Filho) e rezando o terço até à Capela de Nossa Senhora do Castelo.

“Chegados à meia-noite do Sábado Santo vamos oferecer um espetáculo de fogo de artifício e vai atuar um duo, na torre do castelo, cantando o Aleluia. Simultaneamente, os sinos da Igreja vão começar a replicar, ao longo de todo o Domingo de Páscoa.” – Cristina Miguel

Segundo a freguesia de Algoso, nestes dias 15 e 16 de abril, são esperadas cerca de 10 mil visitantes no “Sábado de Aleluia e o Mercado Medieval”, onde haverá 50 expositores.

O evento é organizado pela Freguesia de Algoso e co-organizado pelo Município de Vimioso.

A coprodução é da responsabilidade das associações Lérias e Velha Lamparina.

O programa religioso está a cargo da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação.

O “Sábado de Aleluia e o Mercado Medieval” conta também com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Algoso, da Palombar, da AEPGA entre outras entidades.

HA

Deixe um comentário