Miranda do Douro: Mirandeses e zamoranos caminharam pela paz na Ucrânia

A paróquia de Miranda do Douro e a delegação de religiosidade popular da diocese de Zamora realizaram uma peregrinação conjunta, da concatedral de Miranda do Douro até ao Santuário de Nossa Senhora da Naso, para aí rezar pela paz na Ucrânia.

A caminhada iniciou-se com uma oração da manhã, no dia 15 de abril, na concatedral de Miranda do Douro.

Depois, os cerca de 100 peregrinos portugueses e espanhóis fizeram-se à estrada para percorrer os 16 quilómetros, entre Miranda do Douro e o Santuário de Nossa Senhora do Naso.

Aí chegados, os peregrinos portugueses e espanhóis saúdaram Nossa Senhora do Naso e participaram na Eucaristia concelebrada pelo pároco de Miranda do Douro, Manuel Marques e pelo padre espanhol, Javier Campos.

Na homília da Eucaristia, o sacedote espanhol disse que a “paz é fruto da justiça”, citando o saudoso Papa São João XXIII.

“A paz é fruto da graça de Deus nos nossos corações. Com esta caminhada queremos pedir que haja paz na Ucrânia e também em todos os países, em todas as famílias, em todos os corações”, disse.

Afirmando que “a guerra é afastar-se da vontade de Deus”, o padre Javier Campos exortou os fiéis, portugueses e espanhóis, presentes na capela do Santuário de Nossa Senhora do Naso, a “não dar ouvidos às vozes de guerra que existem nos nossos corações”.

“Há que seguir Jesus manso e humilde”, indicou.

Duas peregrinas portuguesas, Glória e Maria João participaram na Caminhada pela Paz. Ao longo do caminho aproveitaram para meditar e pedir a Deus que acabe com a guerra na Ucrânia.

“Viemos pedir a Nossa Senhora da Naso que transmita a Deus o nosso apelo pela paz”, disseram.

No final de celebração, o padre Manuel Marques referiu que a caminhada pela paz foi a segunda iniciativa organizada pela paróquia de Miranda do Douro, para apoiar a população da Ucrânia.

Recorde-se que no passado dia 4 de março, já havia sido realizada uma vigília de oração e recolha de bens para enviar para a Ucrânia.

O pároco de Miranda do Douro informou ainda que na próxima quinta-feira, dia 17 de março, vai realizar-se um novo momento de oração com a exposição do Santíssimo Sacramento, na Igreja da Misericórdia, às 21h00.

HA

Deixe um comentário