Miranda do Douro: Apresentação do livro “Descobre o mundo dos cogumelos com o Mirko”

No dia 23 de novembro, por ocasião da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, foi apresentado na escola básica e secundária de Miranda do Douro (EBS), um livro que explica às crianças a importância dos cogumelos silvestres na preservação das florestas.

Segundo o município de Miranda do Douro, o livro “Descobre o mundo dos cogumelos com o Mirko”, vai ser oferecido aos alunos do 3º ao 6º ano de escolaridade do concelho. E esta iniciativa faz parte da estratégia de educação ambiental, promovida pelo Ecocentro Micológico Terra de Miranda, em colaboração com o agrupamento de escolas da região.

De acordo com Raquel Afonso, diretora do Ecocentro Micológico Terra de Miranda e autora da publicação infantil, os cogumelos silvestres são um elemento fundamental nas florestas, pois são os um dos princiais decompositores juntamente com a bactérias do solo.

Sobre a ideia de escrever o livro para os mais novos, Raquel Afonso explicou que surgiu da necessidade de educar para preservar.

“Por vezes, é complicado transmitir valores e princípios para a preservação dos recursos naturais. Mas se as crianças, começarem desde cedo a desenvolver esta percepção e sensibilidade, é muito provável que aprendam a cuidar e preservar a natureza”, justificou.

A autora explicou que o livro foi inspirado no vídeo animado sobre os cogumelos silvestres apresentado em 2019, aquando da inauguração do Ecocentro Micológico Terra de Miranda.

A propósito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone nas escolas, o diretor do Agrupamento, o professor António Santos, agradeceu a iniciativa ao município de Miranda do Douro e explicou aos alunos a sua importância.

“A floresta autóctone diz respeito à nossa própria identidade e é importante preservá-la. Na floresta frutificam os cogumelos, que são uma mais valia económica na alimentação e na gastronomia local. No entanto, há que aprender a conhecer e distinguir os cogumelos comestíveis dos cogumelos venenosos”, disse.

Por sua vez, Nuno Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, agradeceu o trabalho de Raquel Afonso e a presença dos alunos e professores da escola básica e secundária de Miranda do Douro nesta apresentação.

“A educação é uma prioridade para o município de Miranda do Douro, porque é a partir daqui que se constrói o futuro das nossas crianças e do nosso concelho. E a educação ambiental é um imperativo, porque sem a preservação dos recursos naturais, a vida não é possível”, disse.

De seguida, o livro “Descobre o mundo dos cogumelos com Mirko”, foi também apresentado na Escola Básica (EB1) de Miranda do Douro.

Amanhã, dia 24 de novembro, a publicação vai ser apresentada aos alunos da Escola Básica de Sendim, às 15h45.

HA

2 comentários em “”

Deixe um comentário