Vimioso: Foi cancelado o Cachico – Mercado Rural

O mercado rural Cachico, agendado para os dias 19, 20 e 21 de novembro, em Carção, foi cancelado devido ao agravamento da situação pandémica no concelho de Vimioso.

De acordo com dados da Direção Geral de Saúde (DGS), o concelho de Vimioso encontra-se em situação de risco elevado de transmissão do vírus covid-19.

Por esta razão, a Junta de freguesia de Carção, a AMARTES-Associação de Desenvolvimento Artístico, Cultural e Desportivo e a Câmara Municipal de Vimioso, decidiram cancelar o evento.

Recorde-se que o Cachico – Mercado Rural foi criado para que os produtores locais possam comercializar e escoar mais facilmente os seus produtos.

Com as sucessivas edições, este evento foi ganhando outras componentes, tais como workshops, exposições, teatro, música e momentos de convívio.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Carção, Daniel Tomé Ramos, os produtores locais, cada vez mais, vinham a associar-se e a participar no Cachico – Mercado Rural, pois aí têm a oportunidade de não só comercializar os seus produtos mas também de estabelecer contatos.

“Associado ao Cachico – Mercado Rural estava programada uma montaria, que habitualmente traz muitos caçadores de outras regiões e que são um público apreciador e comprador de produtos rurais”, indicou.

O presidente da junta de freguesia de Carção informou que a decisão de cancelar o Cachico – Mercado Rural, se deveu ao aumento de casos de infeção por covid-19 no concelho de Vimioso e à existência de pessoas em isolamento profilático à espera de teste para confirmar ou não o contágio por covid-19.

“Para evitar a propagação do vírus, decidimos cancelar o Cachico- Mercado Rural. Foi uma decisão ponderada e tomada em conjunto pelas três entidades organizadoras, a Freguesia de Carção, a Câmara Municipal de Vimioso e a associação Armartes, Dado que estávamos a uma semana do evento e já tínhamos tudo organizado foi uma decisão difícil, mas achamos que seria a decisão mais correta a tomar neste momento”, explicou.

Com o cancelamento daquela que seria a quarta edição do Cachico – Mercado Rural, este é o segundo ano consecutivo que a feira não pode realizar-se em Carção, por causa da pandemia.

O presidente da freguesia de Carção adiantou que já tinham realizado algumas despesas com a organização do evento e a publicidade do mesmo. Com o cancelamento, Daniel Ramos informou que, tiveram que contatar todos os intervenientes, concretamente a montagem da tenda, os expositores, os animadores musicais, etc., comunicando-lhes a decisão de não realizar a feira.

“Felizmente, todos compreenderam e aceitaram os motivos do cancelamento do Cachico – Mercado Rural”, disse.

HA

Deixe um comentário