Gastronomia: Fins-de-semana gastronómicos em Macedo de Cavaleiros

A diversidade da gastronomia transmontana vai animar os meses frios em Macedo de Cavaleiros, com fins de semana gastronómicos dedicados aos pratos regionais de inverno, divulgou a câmara municipal.

Macedo de Cavaleiros vai dedicar um fim de semana de cada mês, a um produto que se destaca na gastronomia regional, um segmento de turismo “com um potencial imenso” na região, como destacou o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.

“Seis meses, seis fins de semana, seis produtos típicos do município de Macedo de Cavaleiros”, assim se resume a iniciativa que arranca a 12 de novembro com três dias (entre sexta e domingo) dedicados a ementas, onde a castanha é a rainha.

Cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho participam, segundo a autarquia, neste evento que ambiciona confirmar a fama de se comer bem nesta região.

“O turismo gastronómico é mais uma das vertentes que pode levar o nome de Macedo de Cavaleiros além-fronteiras, ao mesmo tempo que se constitui como mais uma forma de ajudar a dinamizar a economia local”, na opinião do presidente da câmara.

Depois da castanha, de 12 a 14 de novembro, segue-se, de 10 a 12 de dezembro, o fim de semana gastronómico do Azedo, um dos enchidos do fumeiro transmontano feito à base da massa de alheira, mas sem o alho.

O fumeiro continua em destaque em janeiro, com o fim de semana de 14 a 16 dedicado às casulas e butelo, o prato típico de inverno que combina o enchido (butelo) feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, com as casulas, um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido.

O último fim de semana de janeiro, entre 27 a 30, está reservado para a Rota do Javali, com javali no pote à moda de Macedo de Cavaleiros, um prato certificado.

Em fevereiro, anuncia-se o Entrudo Chocalheiro dos caretos de Podence Património da Humanidade com o Festival do Grelo a começar dia 25 e a terminar a 01 de março, aproveitando o período em que os tradicionais mascarados saem à rua.

Esta ronda pela gastronomia termina no fim de semana de 15 a 17 de abril com o “Cabrito à mesa”, prato típico, sobretudo da época da Páscoa.

O autarca de Macedo de Cavaleiros acredita que estes fins de semana gastronómicos mensais serão “uma excelente oportunidade” para conhecer o concelho e experimentar o que de melhor tem a gastronomia local.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário