OE/Crise: PR fala ao país na quinta-feira sobre dissolução e eleições

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa disse que vai falar ao país na quinta-feira, dia 4 de novembro, depois de ouvido o Conselho de Estado, sobre a dissolução da Assembleia da República e a marcação de eleições.

“Vou ouvir o conselho de Estado sobre a dissolução da Assembleia da República e passar à fase seguinte, que é a definição da data das eleições e isso será feito entre quarta-feira e quinta-feira”, informou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República explicou que se vão realizar dois conselhos de Estado na quarta-feira, um para ouvir os conselheiros sobre a dissolução da AR e outro para definir a data das eleições. O Chefe de Estado adiantou que vai falar ao país na quinta-feira.

Na sequência do ‘chumbo’ do Orçamento do Estado para 2022, no dia 27 de outubro, com os votos contra do PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Chega e IL, abrindo caminho a eleições legislativas antecipadas, o Presidente da República ouviu os vários partidos com representação parlamentar.

Sete dos nove partidos com representação parlamentar sugeriram a data de 16 de janeiro como a mais indicada para a realização de eleições legislativas antecipadas, incluindo PS e PSD.

Na passada quarta-feira, o PS foi o único partido a votar a favor da proposta orçamental, que mereceu as abstenções do PAN e das duas deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário