XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 

Escutar

Is 35, 4-7a / Slm 145 (146), 7-10 / Tg 2, 1-5 / Mc 7, 31-37

O profeta Isaías dirige-se ao povo de Israel exilado na Babilónia. Falando em nome de Deus, inspira coragem e confiança, porque o Senhor fará justiça e salvará o seu povo. Exorta a abrir os olhos e a ultrapassar a surdez, para escutar a voz de Deus. É significativo que, no Antigo Testamento, o verbo escutar apareça 1.159 vezes. O Senhor sempre nos ouve e nós, muitas vezes, fechamos os ouvidos ao que Ele nos diz. Assim acontecia no tempo do profeta Isaías e hoje também. Não será ocasião de fazer uma revisão à saúde dos meus ouvidos interiores, para estar mais atento ao que Deus quer e ao que os outros precisam de mim?

São Tiago aborda uma questão de injustiça na própria realização das celebrações litúrgicas, em que uns são privilegiados à custa de desprezar outros, quando todos se deveriam tratar como irmãos. A fraternidade humana, sem discriminações nem classes, com todos a serem igualmente filhos de Deus Pai, é uma dimensão fundamental da boa nova de Jesus. Ser cristão é uma experiência de fraternidade, a partir de múltiplas diversidades: cultura, idade, sexo, capacidades. Acredito que só na vivência prática da fraternidade é que sou realmente cristão?

É significativo que, no Antigo Testamento, o verbo escutar apareça 1.159 vezes. O Senhor sempre nos ouve e nós, muitas vezes, fechamos os ouvidos ao que Ele nos diz.

Cristo veio como salvador. Trata-se de uma missão espiritual de libertação do pecado. Mas, na realidade prática da vida, Jesus aparece-nos a curar doentes, aproximando-se mesmo dos atingidos pela lepra, considerada como maldição e altamente contagiosa. A salvação de Cristo implica toda a pessoa humana, portanto também a sua saúde física e psíquica. Cristo hoje continua a querer o bem de todo o homem e do homem todo. É com este Cristo, interessado e solícito pelo meu bem total, que me relaciono na vida de oração e, especialmente, na comunhão eucarística?

(Meditação diária no site da Rede Mundial do Apostolado da Oração)

https://www.redemundialdeoracaodopapa.pt/meditacao-diaria/1429

Deixe um comentário